Blefaroplastia (Cirurgia de Pálpebras)
A blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) é um procedimento cirúrgico usado para tratar o excesso de pele das pálpebras, que dão um aspecto de pálpebra caída. Neste procedimento, o cirurgião remove o referido excesso de pele, músculo e em alguns casos parte das bolsas de gordura orbital.
Sobre o procedimento
A cirurgia plástica das pálpebras é um procedimento cirúrgico no qual os médicos fazem incisões nas pálpebras superiores e inferiores para remover bolsas de gordura e suavizar as pálpebras caídas. Antes da cirurgia, um especialista marcará cuidadosamente o local da incisão para que as linhas e dobras faciais fiquem escondidas entre a própria pele ou entre os cílios. Em alguns casos muito específicos, onde a pálpebra inferior não cede, mas as bolsas de gordura são proeminentes, algum tipo de blefaroplastia pode ser realizada sem cicatriz externa. Nesses casos, a cicatriz se desenvolve na conjuntiva do olho, que é a pele avermelhada localizada dentro da pálpebra. Esse procedimento geralmente é realizado em pacientes mais velhos, nos quais a ausência de ptose não justifica trauma.
Ainda tem dúvidas?
Envie suas perguntas para o Dr. Leandro MadeiraResultados Esperados e Riscos
Esse processo ocorre em uma área vulnerável do corpo, mas quando as orientações médicas são seguidas, os resultados desejados podem ser alcançados, com pouca ou nenhuma queda das pálpebras, um olho com aparência mais jovem e mais fácil de ver. Quanto aos riscos, pode haver algumas complicações da cirurgia, como cicatrizes desfavoráveis, descoloração ou inchaço da pele, visão turva temporária, hematomas, seroma e olhos secos.
A intervenção
A anestesia geralmente é local ou tópica, e na cirurgia plástica da pálpebra superior, a incisão cirúrgica é feita no sulco natural da pálpebra para que nenhuma cicatriz fique visível quando o olho é aberto. Mesmo com os olhos fechados, as cicatrizes são finas e de boa qualidade. Através desta incisão, o excesso de pele e as bolsas de gordura que saem da pálpebra serão removidos. Na pálpebra inferior, a cicatriz fica próxima aos cílios e fica bem, mas se torna menos perceptível com o tempo. A boa qualidade da cicatriz se deve principalmente à espessura da pele da pálpebra, a camada mais fina do nosso corpo, o que auxilia na recuperação da cirurgia. Por esse fator, queloides não são descritos em cicatrizes palpebrais.
Cuidados
De forma geral, os cuidados pós-operatórios da blefaroplastia são tranquilos e a fase de recuperação não apresenta muitos desconfortos. Porém é importante tomar alguns cuidados já que a região dos olhos é bastante sensível:
- É preciso ter atenção na hora de dormir – geralmente são indicadas conchas de proteção, colocadas ao redor dos olhos, para evitar o atrito.
- É importante evitar contato com sol e vento e temperaturas extremas para evitar irritabilidade ou possíveis infecções e queimaduras na região da pele operada.
- Edemas e hematomas são comuns e passageiros e, para amenizá-los, a orientação é a realização de compressas na região e o uso de soro fisiológico para lavar o local.
- Na primeira semana após a cirurgia é importante dormir com pelo menos dois travesseiros para manter a cabeça elevada e facilitar a cicatrização.
- As atividades normais poderão ser retomadas com cerca de 10 dias após o procedimento, o uso de maquiagem é liberado após a primeira semana e o de lentes de contato, entre 15 a 30 dias depois da realização da blefaroplastia.